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3 PASSOS SIMPLES PARA MELHORAR O FLUXO DE CAIXA DE SUA EMPRESA

Melhorar O Fluxo De Caixa De Sua Empresa - Contabilidade em Santos |

melhorar o fluxo de caixa de sua empresa

Empreendedores e donos de empresas sabem que ter um fluxo de caixa estável é fundamental para a sobrevivência da empresa em longo prazo. Quando os donos de quaisquer tipos de negócios precisam se esforçar para cobrar os seus recebíveis, com certeza os mesmos terão menos dinheiro disponível para gerenciar suas operações, pagar os funcionários ou cuidar de outras despesas variáveis ou não da empresa.

Embora os problemas de cobrança sejam comuns para as pequenas empresas, desenvolver algumas estratégias simples, de modo a fortalecer as políticas comerciais, rotinas e tecnologias de suas contas a receber pode ter um impacto dramático na redução dos atrasos nos pagamentos e até mesmo nos índices de inadimplência.

Por isso, neste artigo preparamos três estratégias simples para ajudá-lo a melhorar o fluxo de caixa de sua empresa e receber suas faturas de seus clientes de uma forma mais rápida e fácil:

  1. USE A TECNOLOGIA  A SEU FAVOR

Mesmo em uma era digital, recheada de opções tecnológicas e dispositivos móveis, é de se surpreender  ao saber quantas empresas ainda enviam suas faturas por correio ou emitem carnês de pagamentos.  É preciso que se modifique este processo de cobrança urgente, substituindo por meios de cobrança eletrônicos. A entrega eletrônica de suas faturas permite recursos como, dados de rastreamento para saber se se seu cliente abriu seu e-mail  e visualizou a fatura, além de permitir, dependendo da tecnologia que você utilizar, que seus clientes vejam seu status de contas a pagar em tempo real. Com o uso da tecnologia, cada vez menos os clientes encontrarão desculpas para afirmar que “não receberam uma conta”.

Fazer uso da tecnologia e enviar lembretes de pagamento via e-mail, whatsapp ou sms também são ótimas maneiras de garantir que as notificações sejam enviadas ao cliente e a “cobrança seja feita” sem que o proprietário da empresa seja visto como o “cara mau” que persegue o cliente por conta de um pagamento.

  1. FACILITE A VIDA DE SEUS CLIENTES

Se você enviar  os boletos de pagamento via e-mail, certifique-se de incluir instruções claras junto a um link “clicável” de modo a permitir pagamentos imediatos com apenas alguns cliques curtos. Você também pode ativar esses serviços utilizando aplicativos para dispositivos móveis ou através de uma área do cliente segura em seu site.

Ao invés de você forçar seus clientes a cumprir etapas manuais como, preencher e assinar um cheque, colocá-lo em um envelope, e enviá-lo por Sedex para sua empresa, você pode facilitar a vida deles modernizando o seu sistema de cobranças. Seus clientes irão ficar muito satisfeitos se você facilitar suas vidas fornecendo uma variedade de métodos rápidos e fáceis de pagamentos para eles.

  1. TRABALHE COM A TECNOLOGIA CERTA PARA O SEU NEGÓCIO

Com a tecnologia correta para o seu negócio, gerenciar o seu fluxo de caixa torna-se um fardo a mesmo para você carregar.

Existem sistemas de gestão para pequenas e médias empresas formidáveis no mercado. Estes sistemas facilitam o envio de suas faturas, programam pagamentos recorrentes, configuram lembretes ​​automáticos sobre pré-pagamento, do tipo: “Sua Fatura vence amanhã” e também para os pagamentos atrasados, fazem conciliação bancária automática e o principal, integram e sincronizam os dados com os sistemas usados pelo seu contador, o que otimiza e muito o processo de envio de notas fiscais e apuração dos seus impostos, por exemplo.

Informe-se com seu contador sobre qual o sistema que ele indica para que você faça a gestão de seu fluxo de caixa (contas a pagar e contas a receber) e também que otimize a integração entre sua empresa e sua contabilidade. Com certeza, o seu contador irá te indicar uma ferramenta que lhe ofereça funcionalidade, segurança, facilidade de uso, classificações de terceiros e integração com o sistema de sua empresa contábil.

MENOS TEMPO GERENCIANDO COBRANÇAS, MAIS TEMPO DEDICADO AOS CLIENTES

Ao simplificar o processo de cobrança de sua empresa – oferecendo opções de pagamento para os clientes simples e fáceis de usar e aproveitando-se de ferramentas digitais – você pode aperfeiçoar os processos administrativos de sua empresa, deixando os seus problemas como, inadimplência e cobrança lá no passado. Explore suas opções, descubra qual a tecnologia que melhor se adequa ao seu tipo de negócio e mantenha-se focado nas estratégias para aumentar o nível de satisfação dos seus clientes e no crescimento de sua empresa.

Conforme já dissemos acima, entre em contato com seu contador hoje mesmo e lhe peça apoio e orientações para ajudar a melhorar o processo de recebimento e cobrança de sua empresa. Faça isso para que você possa se preocupar menos com cobranças e se concentre mais em encantar seus clientes.

Até a próxima!

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