Índice
Diferença entre Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e empresa
Veja as principais características desses dois modelos de declaração e prepare os documentos para fazer a sua.
A Declaração do Imposto de Renda é obrigatória para empresas e para pessoas físicas. Esse é um imposto cobrado sobre os rendimentos anuais em ambos os casos.
Se você é proprietário de uma empresa ou pessoa física e deseja entender tudo sobre esse assunto, confira este artigo, pois ele foi feito para você!
Veja também:
- IRPF: confira um passo a passo prático;
- Redução de impostos: tudo o que você precisa saber em um só lugar;
- Entenda como as despesas tributárias impactam seus lucros e como reduzi-las.
O que é a Declaração de Imposto de Renda?
Podemos considerar que o Imposto de Renda é um tributo que incide sobre os rendimentos das pessoas e das empresas, sendo que a declaração deve ser realizada anualmente.
Serve para que o governo possa se informar sobre os gastos, sobre os ganhos e sobre a evolução patrimonial das pessoas e das empresas.
O intuito é que seja cobrado um valor maior de quem tiver mais rendimentos para ser investido em políticas públicas, a fim de aprimorar a qualidade de vida da população.
Confira as diferenças entre a declaração para pessoa física e para empresa
A primeira coisa que pode-se notar é o prazo. Para empresas, a declaração é feita no primeiro trimestre do ano e, em seguida, iniciam-se as declarações de pessoa física.
Outra diferença é o imposto na fonte. Alguns impostos de pessoa jurídica são diretamente retidos na fonte e, por isso, não têm a necessidade de ser declarados.
Sendo assim, no momento do preenchimento do formulário, não haverá o que ser recolhido ou pago.
Há, além disso, diferentes deduções. Gastos com saúde e com cursos para pessoa jurídica não irão entrar, apenas se inserem na declaração da pessoa jurídica.
Porém, as compras para a empresa que não forem retidas na fonte entrarão nas deduções, incluindo as de outras empresas.
As alíquotas são recolhidas de forma diferente também. Para a pessoa jurídica, é cobrado sobre o Lucro Simples, Presumido, Real e Arbitrado, variando entre 6 a 15% sobre o lucro real de acordo com os rendimentos do negócio. Quanto maior o lucro anual, maior o recolhimento, porém a porcentagem máxima é 15%.
Como fazer a declaração de forma eficaz e sem burocracia? Conte com a GFRANCE!
Os tipos de recolhimento variam de empresa para empresa. Já na pessoa física, o método permanece igual, é feita a declaração simplificada.
Para realizar essa tarefa de forma eficaz e sem burocracia, é necessário contar com a ajuda de um profissional especializado.
Assim, você, como empresa, poderá focar áreas e assuntos em que tem mais expertise e, sendo pessoa física, poderá fazer a declaração sem medo e sem preocupação de sofrer prejuízos.
Conte com a GFRANCE para realizar esse trabalho de forma eficaz para você ou para a sua empresa. Entre em contato conosco (WhatsApp) e solicite atendimento, será um prazer ajudar.
Contratar um profissional para me auxiliar a declarar meu IR!