Redução de impostos: tudo o que você precisa saber em um só lugar

Tudo O Que Voce Precisa Saber Para Reduzir Impostos De Forma Emficiente E Legal Blog - Gfrance Contabilidade │ Escritório em São Paulo SP

Compartilhe nas redes!

Veja o que deve ser feito para reduzir os impostos do seu negócio

Em primeiro lugar, você, empresário, precisa saber que é possível obter redução de impostos por meio de uma análise de planejamento tributário. Sendo assim, vamos discorrer, neste texto, a respeito das informações e ações que devem ser tomadas para chegar à redução de fato.

O planejamento tributário tem como principal objetivo reanalisar a carga tributária atual.

Essa reanálise promove a redução dos custos, a adequação do regime tributário de acordo com o tipo de operação e, sobretudo, o aumento de caixa. Porém, muitos proprietários de empresas desconhecem esta ferramenta de análise.

Atualmente, no Brasil, várias organizações passam pelo mesmo tipo de problema, o que ocasiona a inviabilização de muitos perfis de negócios.

Muitas empresas podem quebrar devido às altas dívidas fiscais. De modo que nem as renegociações revertem à crise.

Sendo assim, na intenção de elucidar este tema, e ajudar na redução de impostos, preparamos este texto com várias informações objetivas e claras.

O tema te interessou? Então, fique conosco e descubra mais sobre o assunto.

Redução de impostos: entenda os tipos de regimes tributários e a análise de planejamento tributário

Redução de impostos por meio do planejamento tributário

Conforme os dados que o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação liberou, atualmente, no Brasil, cerca de 33% do faturamento de uma empresa é destinado ao pagamento de impostos.

Esses dados revelam que é extremamente necessário que os empresários adotem uma ferramenta sistêmica de economia legal.

Realizar o planejamento tributário é tão importante quanto realizar o planejamento financeiro.

O planejamento deve ser realizado levando em conta alguns aspectos:

  • as despesas da empresa com o pessoal e o operacional;
  • a margem de lucro;
  • a história da empresa (na intenção de identificar se houve algum recolhimento indevido de imposto);
  • a expectativa com relação ao faturamento ou receita bruta do negócio.

Ter acesso a essas informações permite que você execute as atividades da sua empresa de um jeito mais seguro, o que gera economia para o seu negócio.

Ajuste a empresa no regime adequado

Uma vez que o planejamento foi realizado, é hora de enquadrar a sua empresa no regime tributário, e, por consequência, identificar a melhor forma de reduzir impostos.

Vamos conhecer os tipos de Regime Tributário

  • Simples Nacional

Este tipo de regime é ideal para pequenos empresários, pois ele possui alíquotas menores e possibilita uma organização muito mais eficaz no controle. Visto que é gerada apenas uma guia, denominada Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS.

Neste tipo de regime, o seu negócio precisa ter uma arrecadação anual de até 3,6 milhões. 

  • Lucro Presumido

Neste tipo de regime, o tributo é calculado sobre a CSLL e IRPJ, podendo ser aderido por negócios que são obrigados a se enquadrar no tipo de regime Lucro Real.

Aqui, a margem do lucro já é fixada por lei, e caso ocorra de ultrapassar essa margem, estes valores recairão em cima da margem já pré-fixada.

Em contrapartida, se o lucro for menor, o cálculo será sobre a margem presumida.

  • Lucro Real

O lucro real é ideal para as empresas maiores, onde o lucro é superior a R$48 milhões ao ano.

A alíquota é de 9,25% em cima do faturamento do seu negócio. Este regime tem uma vantagem, pois o PIS e o COFINS são cumulativos. Ou seja, é possível obter o desconto dos créditos em alguns fatores.

Uma vez que o planejamento já foi realizado e o tipo de regime tributário definido, você precisa se atentar a outros fatores, a fim de obter a redução de impostos.

Evite atraso nos pagamentos e tenha organização!

A redução de impostos, neste caso, pode ser evitada realizando o pagamento do tributo no dia correto. Assim, sua empresa não correrá riscos de ser processada pela Vara da Fazenda Pública.

Caso tenha problemas com o pagamento, um juiz poderá determinar:

  • a penhora dos bens da sua empresa;
  • perda dos bens em leilão;
  • que a dívida seja destinada aos sócios, isso se a empresa não possuir bens suficientes para pagar a dívida.

Lembrando que além de todos os custos dos tributos, você terá que pagar as custas processuais. Inclui-se nas custas, o leiloeiro e as despesas do cartório (em caso de penhora).

Sendo assim, é necessário, sobretudo, ser organizado, pois você não perde prazos, encontra os documentos com facilidade e evita possíveis atrasos.

Conheça as possibilidades que o Incentivo Fiscal oferece!

 O incentivo fiscal pode ajudar a sua empresa na redução de impostos.

Antes do ano fiscal acabar, você, empresário, pode analisar quais incentivos fiscais podem colaborar com a continuidade da sua empresa.

O incentivo fiscal tem como objetivo trazer desenvolvimento econômico para uma região específica. Para que este fluxo ocorra, é oferecida uma redução de impostos.

Todavia, para ter o acesso, a sua empresa precisa oferecer um projeto que contribua ou apoie programas como: Responsabilidade Social ou programas que contribuam para o desenvolvimento.

Por outro lado, caso a empresa esteja com impostos em atraso, deve contatar a credora, e verificar se está disponível o REFIS.

O REFIS é um programa cujo incentivo é ajudar empresas a pagarem seus impostos que estão em atraso, sem juros.

Comumente, ele é liberado uma vez por ano.

Redução de impostos: dividir a empresa pode ajudar 

Uma opção que se torna interessante avaliar é dividir a empresa.

Você pode e deve repensar sobre a estrutura, dividindo, por exemplo, por setores. Digamos que o seu negócio é um centro automotivo. Você efetua a venda e realiza a manutenção de veículos. 

Você poderia dividir a sua empresa em duas. Uma segue no perfil de vendas e a outra no perfil de prestação de serviços. Realizando, assim, uma redução de impostos.

GFrance Contabilidade: de planejamento tributário e financeiro a gente entende!

Para finalizar, lembre-se que qualquer ação deve ser tomada junto a um contador ou a uma assessoria contábil. Eles minimizam riscos e ajudam a realizar as análises mais assertivas. 

Nós, da GFrance Contabilidade, somos especialistas em tributação e dispomos de profissionais experientes e capacitados que estão à sua disposição.

Nossa equipe irá contribuir efetivamente para a elaboração de um planejamento tributário e financeiro mais vantajoso para a sua empresa reduzir impostos, ter um maior controle financeiro e evitar prejuízos.

Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para conhecer todos os benefícios de contar com os nossos serviços. 

Elaborar de um planejamento tributário e financeiro mais vantajoso para a minha empresa!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da GFrance Contabilidade.

Somos uma empresa séria e comprometida com os nossos clientes, procuramos sempre entregar serviços com altíssima qualidade e eficiência para que você alcance os melhores resultados.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Será um prazer conversar com você. Até logo!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Se Voce Pode Trocar De Contador E Descubra Como Realizar A Troca Blog - Gfrance Contabilidade │ Escritório em São Paulo SP

Posso trocar de contador? Saiba tudo sobre o assunto!

Posso trocar de contador? Descubra agora! Trocar de contador é uma forma de melhorar a gestão das finanças da sua empresa, otimizando resultados e reduzindo prejuízos. O contador é um dos profissionais mais importantes de uma empresa, independente do porte

Quanto Custa Abrir Uma Empresa Descubra Agora Blog - Gfrance Contabilidade │ Escritório em São Paulo SP

Quanto custa abrir uma empresa? Saiba agora!

Quanto custa abrir uma empresa? Conheça todos os custos agora mesmo! Saber quanto custa abrir uma empresa é fundamental para se planejar e para abrir o seu empreendimento em segurança e sem prejuízos inesperados Você finalmente decidiu realizar o seu

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Despesas tributárias: por que realizar o planejamento tributário? As despesas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Abrir bate-papo
1
Olá!
Como podemos ajudá-lo?