Obrigações acessórias: quais são as do comércio?

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Descubra quais as obrigações acessórias do seu comércio e mantenha os bastidores do seu negócio em dia

Fique por dentro das obrigações acessórias que fazem parte do comércio

Apesar de ter sido um dos setores mais afetados pela pandemia, o comércio começa a dar sinais de uma crescente recuperação econômica e isso, sem dúvidas, beneficia diretamente o seu negócio.

Essa notícia é muito boa principalmente para o gestor que está preparado e que vem cuidando muito bem das suas demandas internas, com um pleno alinhamento entre administração do negócio, contabilidade e setor financeiro.

E quando o assunto é contabilidade, com pandemia ou sem pandemia, as obrigações continuam e você precisa cumpri-las rigorosamente, tanto para evitar problemas com os órgãos fiscalizadores, quanto para evitar prejuízos financeiros.

Pois bem, caro amigo gestor, por falar em obrigações, iremos falar de um tema específico, mas que nem todo empresário está 100% ciente: as obrigações acessórias.

Afinal de contas, você sabe quais são as obrigações acessórias referentes ao seu comércio?

Pelo sim ou pelo não, estamos aqui justamente para sanar eventuais dúvidas e para mostrar o que fazer para garantir a mais completa conformidade do seu negócio com as leis vigentes.

Agora é com você!

Permaneça conosco até o fim e desfrute de um conteúdo que fará a diferença na sua gestão!

O que são obrigações acessórias e quais são as do comércio?

Após uma longa – e necessária – introdução, agora vamos para o nosso tema central: as obrigações acessórias.

Bom, conceitualmente, elas representam declarações, sejam elas mensais, trimestrais ou anuais e, nelas, estão as informações do seu comércio.

Essas informações, necessariamente, precisam ser declaradas ao Governo, nas suas três esferas:

  • Municipal;
  • Estadual;
  • Federal.

Já quanto aos objetivos centrais das obrigações acessórias, podemos destacar que é para um maior controle dos órgãos fiscalizadores, afinal são declaradas informações importantes como:

  • Receita apurada;
  • Impostos apurados;
  • Setor trabalhista;
  • Encargos sobre salários.

Vale ressaltar que é muito importante estar em dia com as obrigações acessórias, pois a fiscalização está cada vez mais atenta a eventuais irregularidades e sempre muito disposta a aplicar multas e sanções ao gestor.

Sendo assim, vamos adiante para que você possa conhecer as principais obrigações acessórias, que estão inseridas no contexto de regimes tributários distintos, como é o caso do Simples Nacional e do Lucro Presumido.

Confira abaixo e fique por dentro:

Simples Nacional

No regime tributário Simples Nacional, as obrigações acessórias são as seguintes:

  • DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais);
  • DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional);
  • DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte);
  • DESTDA (Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquotas e Antecipação).

Lucro Presumido

Agora vamos para as principais obrigações acessórias do Lucro Presumido, que são:

  • DES;
  • DCTF;
  • EFD;
  • SPED FISCAL;
  • GUIA ESTADUAL.

Com um bom contador, você elimina os problemas

Aproveitar – ao máximo – a retomada da economia é o objetivo de 100% dos gestores de comércio no país, mas quantos deles estão dispostos a fazer o que tem que ser feito?

Ou seja, entender que cuidar da linha de frente do negócio e ao mesmo tempo lidar com as burocracias dos bastidores é uma decisão equivocada…

Amigo gestor, esse é o momento de priorizar estratégias inteligentes que farão total diferença na gestão do seu negócio, e o primeiro passo é buscar um suporte contábil especializado, que irá garantir a conformidade com as obrigações acessórias e, além disso, que irá te auxiliar em questões importantes do seu comércio, como:

  • Emissão e atualização de alvarás e licenças;
  • Gestão trabalhista;
  • Demandas tributárias;
  • Fluxo de caixa;
  • Relatórios contábeis.

Essa é a melhor forma de blindar o seu negócio e de mantê-lo sempre longe dos problemas, principalmente agora, que você está praticamente saindo de uma pandemia.

Sim, ainda é necessário cautela, mas já estamos diante de um maior controle do vírus, com a vacinação avançando e com os números caindo.

Os riscos de permanecer sem um suporte

Bom, mostramos obrigações acessórias relevantes e que você, talvez, nem fizesse ideia que existissem – e é aí que mora o perigo.

O gestor que opta por não ter qualquer tipo de apoio contábil obrigatoriamente precisa dominar as regras, as leis e as atualizações das mais diversas frentes contábeis, tanto no âmbito trabalhista, quanto no previdenciário e no tributário.

E então, você realmente acha que é necessário dominar todos esses pontos?

No nosso entendimento, você perderia tempo, ainda iria expor o seu comércio a decisões equivocadas, assim como a prejuízos financeiros, afinal de contas existem diversas outras demandas que também precisam da sua atenção no dia a dia.

Caro gestor, essa é a realidade e a chave para mudar a rota do seu negócio e levá-lo a um novo patamar está nas suas mãos.

Sendo assim, no próximo – e derradeiro – tópico, você saberá exatamente com quem contar para garantir uma gestão de primeira da sua contabilidade.

Conte com a expertise contábil da GFrance!

Nós, da GFrance, somos um escritório de contabilidade especializado em empresas do ramo do comércio – como a sua!

Com nossa experiência e expertise comprovadas, dispomos das melhores soluções em gestão contábil, com um mix completo de serviços para garantir que cada detalhe dos seus bastidores seja bem gerenciado e as ações executadas com excelência.

Possuímos uma equipe de profissionais altamente qualificados, preparados e atualizados com o que há de mais novo em recursos e em conhecimento para que o seu comércio esteja rigorosamente dentro das leis atuais.

Assim, você não terá problemas com obrigações acessórias, com tributação, terá tranquilidade quanto ao setor trabalhista e a total segurança em saber que tudo estará em boas mãos.

Então, amigo gestor, que tal conhecer mais a fundo o nosso escritório e as soluções que temos para o seu comércio?

Disponibilizamos um canal exclusivo de comunicação para que você possa tirar todas as suas dúvidas com um de nossos especialistas.

É simples, prático e muito fácil entrar em contato com a nossa equipe de atendimento.

Para isso, basta clicar no símbolo do WhatsApp que está logo abaixo e enviar uma mensagem!

Teremos total satisfação em atender você e, em breve, de termos o privilégio de sermos parceiros!

Obrigações acessórias que fazem parte do comércio

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Somos uma empresa séria e comprometida com os nossos clientes, procuramos sempre entregar serviços com altíssima qualidade e eficiência para que você alcance os melhores resultados.

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